O conceito de eficiência energética nada mais é que a utilização racional e consciente de energia, ou seja, fazer mais com menos uso de recursos, de forma a manter o conforto e a qualidade. Mas que impactos isso traz para a nossa vida?
Além de gerar um menor gasto energético e com isso uma conta de luz menor, é igualmente benéfica ao meio ambiente. Em relação ao meio ambiente é simples entender o porquê, no momento em que uma cidade gasta energia em excesso a rede distribuidora necessita expandir, com isso afetando o ambiente, porém, se a mesma cidade adota medidas de eficiência energética o cenário muda e essa expansão não é mais necessária.
Agora a questão é, como vou saber que estou sendo eficiente energeticamente? Talvez você já saiba! Com o intuito de reduzir desperdícios, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) elaborou o selo Procel, que seria uma maneira de orientar os consumidores a comprarem aparelhos mais eficientes no quesito energético. Ele funciona com uma classificação de A a G, onde A é o mais eficiente e G o menos eficiente, porém, aparelhos mais eficientes não são a única resposta.
Você por acaso já imaginou ter um menor impacto na matriz energética, economizar recursos de forma sustentável e ainda poupar seu bolso? Com a aplicação da eficiência energética conseguimos isso!